sábado, 15 de maio de 2010

Feira do livro

Ahhh, faz tempo né?
Semana passada foi a feira do livro na Universidade, ano passado comprei "República gastronômica da China". Ótimo!! Cheio de receitas e histórias engraçadas e fatos de pessoas que de fato viveram a implantação da China de Mao.

Esse ano compre Os Filhos de Anansi, do Neil Gaiman (é só ter o nome dele que eu quero comprar... um problema... mas de qualquer forma eu quero esse livro desde que ele foi lançado... e com 30% de desconto ele ficou mais atraente ainda...), um livro de receitas em homenagem a Cora Coralina (lindo livro! mas tem umas receitas bem impraticáveis, 12 ovos? 1 quilo de rapadura?) e Aventuras de uma pseudovirgem.

Comprei Aventuras de uma pseudovirgem porque achei que deveria ser engraçado, li rapidinho a sinópse no final do livro, e parecia promissor... uma moça israelese que tem uma primeira vez dessastrada e que depois se empenha em uma viagem para tentar "consertar" isso. E como ela resolve fazer isso? Viajando pela Ásia!!! hehehe, improvável né?

Terminei o livro hoje, e olha que comprei ele na quarta... sabe todo aquele tempo que eu devia estar lendo um monte de outras coisas? Tipo Keynes, Adam Smith, Bourdiue, Fligstein....
O livro é engraçado, mas menos engraçado do que eu achei que seria. Primeiro, ela fala a verdade pela sobre a primeira vez dela, que foi estranho e esquisito, e que o cara saiu correndo e deixou ela lá.... foi ainda pior, mas quem sabe alguém mais não leia né? Não vamos estragar as surpresas.
Mas conforme fui lendo, fui vendo e identificando vários comportamentos que são recorrentes nas minhas melhores amigas, e infelizmente em mim, várias coisas que meninas que eu conheço teriam feito parecido, mas numa escala menor né? Afinal, quem tem dinheiro para fazer uma longa viagem pela Ásia?
Mas quem não acorda se achando gorda? O último ser humano da terra?




Tem uma passagem ótima, se você for ler o livro pare aqui SPOILER...
Ela está lá embrenhada no Nepal, e quer ficar com o Yotam, mas fica com Udi, ai ela ainda quer ficar com Yotam, ele dá em cima dela, ela cede, e passa o resto da viagem se sentindo mal... Um amigo dos dois vai conversar com ela, dizendo exatamente isso que ela está sentindo mal porque magoou o Udi, que ele gostava muito dela. Qual a reação da pessoa? Por que ele iria gostar dela? Ela era uma pessoa horrorosa, não era tão bonita, nem tão esperta, nem nada assim, então por que ele ia gostar dela? O rapaz responde como assim? Que ela é linda, inteligente, esperta e engraçado, que todo mundo quer ficar com ela...

Fim do SPOILER

Pra mim esse livro é engraçado e mostra como agente se sabota, e como agente pode se meter em encrencas viajando sozinha por ai, mas como isso pode ser divertido.
Também aprendi que estou na 6 e última categoria de mochileiros, os nerds que viajam para conhecer os lugares e não tomam nenhum tipo de droga....