quinta-feira, 30 de maio de 2013

Doutorado Sanduiche

Doutorado Sanduíche é um período, que pode variar de alguns meses a um ano, que o aluno passa em outro local pesquisando para fazer a tese.
Hoje existem várias possibilidades de bolsas para realização de Doutorado Sanduíche:
- CAPES - bolsa PDSE
- CNPQ - bolsa SWE
- Ciências sem fronteiras 

E também existem bolsas para destinos específicos:
- Para os Estados Unidos: Comissão Fulbright
- Para a Europa: Erasmus Mundus
entre outras.

Entretanto, a maior parte destas bolsas possui um calendário específico e é preciso ficar atento as chamadas públicas. Os valores das bolsas variam de acordo com o local para que se está indo, mas na maior parte das vezes os valores das bolsas da CAPES e do CNPQ é similar ou igual. As bolsas PDSE e SWE oferecem, além da mensalidade, um auxílio instalação, auxílio para aquisição do seguro saúde, e auxílio deslocamento (para compra das passagens aéreas). Mas nenhuma destas ajuda no pagamento de taxas cobradas pela Universidade no exterior. De acordo com o site a bolsa do Programa Ciências sem fronteiras pode ajudar com estas taxas (mas de acordo com o site, essa ajuda depende da análise e disponibilidade da CAPES.
As bolsas PDSE, SWE e Ciências sem fronteiras também oferecem um adicional localidade, para cidades de alto custo de vida (a lista de cidades está nos sites da CAPES e CNPQ).
A bolsa da Comissão Fulbright, além da mensalidade, auxilio instalação, auxilio deslocamento, conta com Auxílio para aquisição de livros e/ou computador, de até U$ 2,000;  Auxílio para participação de eventos acadêmicos/científicos nos EUA de até US$ 1,200; Mensalidade complementar, de valor variável de acordo com a localização do campus nos EUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário