sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Doutorado Sanduíche - documentação

Depois que toda documentação estava pronta e a Pró-reitoria de Pós-graduação enviou para a CAPES levou um mês para a resposta positiva sair.
E u ma vez que ela saiu passei a correr atrás da documentação exigida pela UC Berkeley.
Já na carta inicial que recebi com as explicações do processo para me tornar Visiting Scholar está escrito que o processo pode ser demorado e não depende do departamento que se pretende visitar, e que o processo de retirada do visto pode levar 2 ou 3 meses (e esta estimativa não inclui a retirada do visto).
Enviei para o departamento que ia visitar uma cópia do passaporte, meu e do namorado/marido, quem era meu sponsor e o período da visita. Enviei os documentos solicitados e o pagamento das taxas.
A Universidade e o governo dos Estados Unidos cobram uma série de taxas para que alguém se torne Visiting Scholar, e essas taxas, assim como os custos do visto, não são cobertos pela CAPES.
Quando eu fui tive que pagar uma taxa para me tornar Visiting scholar, uma taxa referente ao visto, a taxa SEVIS e uma taxa do departamento (que varia dependendo do departamento que você está visitando). A taxa SEVIS é possível pagar com cartão de crédito, e você pode pagar depois que preenche o DS-160.
Mas a taxa para se tornar Visiting Scholar, a taxa do visto e a taxa do departamento tinham que ser pagas através de cheques, isso quer dizer que essas taxas não poderiam ser pagas através daquelas transferências SWIFT que se faz no banco ou através da utilização de Western Union e afins. Eu tive que achar alguém que morasse nos Estados Unidos e que estivesse disposto a mandar os cheques no meu nome, eu transferi o dinheiro para a conta dessa pessoa (é bom prestar atenção, pois há uma taxa para recebimentos de transferências internacionais que varia de banco para banco nos Estados Unidos, então é bom mandar um pouco mais de dinheiro, para que não falte na hora de mandar os cheques para a Universidade) e ela fez os cheques e mando para a Universidade.
Além dos cheques enviei cópia do currículo, do diploma (tudo traduzido), cópia do passaporte (meu e dos dependentes) e comprovante de renda (meu e dos dependentes).

Assim que os documentos foram recebidos, eu preenchi um formulário online, que pelo que me lembro serve para a elaboração do DS-2019.
Preenchi também um formulário em que especificava os dependentes e anexava os documentos exigidos (como os comprovantes de renda), e é nesta etapa que você declara se está indo com dependentes. Como meu namorado/marido foi comigo, nesta etapa declarei que ele iria comigo e anexei os comprovantes de renda que possibilitariam a ida dele.

De acordo com o site do International Office, depois que essas informações foram preenchidas, leva até duas semanas para que eles elaborem o DS-2019 (que é um  Certificado de Elegibilidade para o Status de Visitante de Intercâmbio, que é necessário para tirar o visto). O DS-2019 é enviado pelo correio (e portanto, leva mais um tempo para chegar até o Brasil), no meu caso a pessoa no departamento que era responsável por lidar com os estrangeiros foi simpática e solícita e enviou por um serviço expresso (UPS, custou cerca de US$80,00 que eu paguei ao departamento quando cheguei).


Nenhum comentário:

Postar um comentário