sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Projeto Mochilão - Banavie, Fort William, GlenCoe

Saimos de Kyleakin de manhã cedinho, pegamos um ônibus para Amadale. Lá pegamos o ferrie boat para Mallaig. Ficamos esperando o trem em Mallaig um tempão, deu tempo de chover, parar de chover e fazer sol... É uma cidade pequena, portanto a estação de trem também é pequena, andamos só ao redor da estação, então achamos algumas lojinhas de souvenir e um supermercado (almoço!!).
Entre Mallaig e Fort William fica uma paisagem famosa e que atrai muitas crianças, a ponte que aparece no filme do Harry Potter, aquela que leva pra Hogwarts. E tem uma maria fumaça que faz esse trajeto, não é a que aparece no filme (a que aparece no filme também fica na Escócia, mas faz outro trajeto), mas é muito charmosa. Infelizmente não andamos nela, fomos com o trem normal.




 A maria fumaça que faz o trajeto entre Fort William e Mallaig é a Jacobite, e é necessário comprar as passagens antecipadamente pelo site, afinal é um trajeto turístico. Quando o Jacobite chega em Mallaig, em um dos vagões, se abre uma lojinha de souvenirs... Eu até comprei uma foto da ponte!





 
Mas enfim, pegamos o trem normal, sentamos na janelinha e logo descobrimos quando a ponte de aproximava, porque todas as crianças do trem penderam para o lado do trem que dava pra ver a ponte.

                                             foto tirada do site:http://westcoastrailways.co.uk/
                                                                 (esse é o cartão postal que eu comprei!)

Descemos em Banavie, que é uma vilazinha (no wikipedia é chamada de settlement), quando desce do trem de um lado tem Banavie do outro tem Caol (outro settlement). Banavie não tem mercado, mas Coal tem, e fica aberto até as 22:00, Banavie também não tinha restaurantes, o rapaz do hostel nos recomendou um pub/restaurante em Caol. Em Banavie ficamos no hostel chasing the wild goose, simpático, limpo, e com banheiros muito esquisitos. Se ficar lá não se esqueça que a recepção não abre de manhã, e fizemos um depósito (5 libras) pela chave do hostel e não conseguimos pegar de volta por causa disso.



Caol tinha um lindo laguinho, mas infelizmente parecia que tinha saido de um filme de terror, ou aqueles jogos em que bombas nucleares destroem o mundo e os sobreviventes ficam presos a músicas e coisas dos anos 50.

De volta a Banavie, é um cidade pequena, mas tem um ponto turístico: Neptune´s staircase. Andamos ao lado dela inteira, mesmo estando chovendo.

De Banavie pegamos um ônibus para Fort William (originalmente íamos ficar lá, mas não conseguimos achar vaga), e de lá um ônibus para Glen Coe. O Glen Coe visitor center fica no meio da estrada, o motorista até acha estranho e pergunta se as pessoas vão ficar seguras descendo no meio da estrada. Lá fizemos as caminhadas curtas: Glencoe Woodland Walk e An Torr Woodland Walks. São bem curtinhas e com o caminho bem marcado, é difícil se perder, mas há mapas a venda no Visitor center.
No Visitor center tem lanchonete, loja de souvenirs e uma exposição (tem que pagar para entrar).



Existem várias atividades que podem ser feitas em Gen Coe, infelizmente não fizemos nenhuma, e olha que não foi por falta de procurar, a Escócia foi a parte mais difícil de planejar da viagem.

Por isso voltamos a Fort William (pegamos o ônibus no meio da estrada pra voltar), passeamos mais um pouco na cidade, ela possui uma rua inteira de lojas de camping e afins.

Agora que eu já fui, recomendo os sites:
Discover Glencoe
Outdoor Capital of UK

Nenhum comentário:

Postar um comentário