sábado, 23 de outubro de 2010

Projeto mochilão - conseguindo informações sobre os destinos e conseguindo onde dormir

Eu nunca tinha feito mochilão antes, nem o namorido. Então corremos a internet atrás de informações a respeito, tem muito e muitos blogs de gente que tá correndo o mundo e dando as suas dicas e impressões, e só dar uma procurada no google.
Um dos sites que foi mais informativo agora tá fora do ar...
Mas tem o mochileiros.com, que tem muitas informações sobre diversos países, e qualquer dúvida você pode perguntar no forum. Muito útil.

Para ajudar a definir o que fazer em cada cidade, o que fazer, e na verdade até em que cidade íamos usamos o google maps e o site do Lonely Planet. O lonely planet tem uma série de guias de viagem, um programa de tv sobre as pessoas que escrevem os guias e uma revista sobre viagem. Eu concordo que o melhor seria ter um guia do país que agente vai visitar, mas por outro lado não dá pra comprar 3 ou 4 guias e sair com eles por ai, são meio caros. Então entramos no site e procuramos o que tinha de interessante em cada cidade, para cada local o site tem uma sessão: Things to do, coisas a fazer; que é divido em restaurantes, compras, entretenimento, atividades e sights (vistas).  A descrição da atração turística ou do restaurante vem acompanhado do nível de preço, se é caro, barato, se o restaurante costumar ser concorrido, se as filas para as atrações turísticas são grandes, horários de funcionamento e como chegar no local. As vezes o guia falha, e as vezes você pode encontrar um restaurante escondido, que é melhor e mais barato, uma lojinha numa esquina, essas coisas, ai é que agente vê o valor de andar e conhecer a cidade nova.
Depois de definido o que fazer na cidade, montamos mapas no google maps, marcamos os pontos turísticos, os restaurantes e os lugares que queríamos conhecer, imprimimos os mapas e levamos para a viagem.

Mas enfim, para achar hostels nós procuramos no hostelworld, tem informações sobre vários hostels, e não só sobre os albergues da juventude. Para ficar
E o melhor tem as resenhar das pessoas que ficaram lá. Nós íamos sempre nas resenhas que tinham as menores notas, pra saber o que foi que incomodou a pessoa, e para ver se achavamos assim tão grave. Geralmente cada hostel tem umas 4 ou 6 fotos, mostrando quartos, banheiros, cozinhas. Mas não se engane, na foto as coisas sempre parecem lindas, o banheiro nem parece assim tao pequeno e a cama parece boa, as vezes quando agente chega lá o banheiro parece que ainda tá em construção e a cama parce que vai desmontar quando agente deita nela. Mas mesmo assim, foi o melhor site que achamos para procurar hostels.
Se você tiver mais dinheiro pode procurar hoteis, e as vezes dependendo de para onde você está indo e com quantas pessoas, um hotel simples pode ficar até mais barato do que um hostel.  Para procurar hotés usamos o Trip Advisor, além de hotéis neste site dá para achar B&B (bed and breakfeast, são casas de família, eles te alugam um quarto e servem café da manhã) e até apartamentos e casas mobiliados. E sabe que descobrimos que se você for ficar muito tempo em uma cidade, uma semana por exemplo, fica mais barato alugar um apartamento mobiliado do que ficar em um hostel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário