sábado, 30 de outubro de 2010

Projeto Mochilão - passagens

Metade dos custos da viagem foram em passagens de avião.
As mais caras, lógico, foram de São Paulo para Barcelona. É mais barato chegar na Espanha, Madri é ainda mais barato que Barcelona. Deve ser por isso que tem tantos brasileiros em Barcelona...
Quem ficou responsável por essa parte do planejamento da viagem foi o namorido, ele procurou no BuscaPé.  E acabamos comprando as passagens pela Americanas viagens (das lojas Americanas).

Na verdade fizemos dois mochilões, um para a Europa e um para a Argentina, que foi tipo um teste trial...
Nos dois procuramos as passagens no Buscapé e compramos nas lojas Americanas.

Mas se você está planejando uma viagem tipo volta ao mundo, tem a Star Alliance, eu li em alguma revista que fica mais barato, já que ela junta várias companhias. Eu não testei, mas quem sabe da próxima vez (vixe, acho que demora um pouco ainda, já que tenho que juntar dinheiro de novo...).

Para os voôs internos na Europa, nós pesquisamos tudo no SkyScanner. Em geral a empresa mais barata é a Ryanair.
Dentro da Europa viajamos de Ryanair, Monarch e Vueling. Todas empresas baratas, mas entre elas a Ryanair continua sendo a mais barata.


Para andarmos dentro dos países usamos trens, ônibus, ferryboat (balsa?) e a pé...
As passagens de trem podem ser compradas antecipadamente. Se você for viajar dentro da União Europeia pode escolher o passe que mais for conveniente. No site da Eurorail tem mais informações. Mas se você está indo para o Reino Unido talvez os passes da Eurorail não sejam muito úteis, foi o meu caso, grande parte dos trens que pegamos estavam na Escócia, e os passes da Eurorail não cobrem o Reino Unido (com exceção da Irlanda).
Por causa disso, decidimos comprar separadamente as passagens de trem, compramos para os trajetos dentro da Irlanda, no site da Irish rail, super fácil, você pode comprar pelo site e retirar quando chegar lá. Tem uma maquininha na Estação e é só você retirar na maquininha.
Partes do nosso trajeto dentro da Irlanda nós fizemos de ônibus, pela Bus Eireann.
Dentro da Escócia também viajamos de trem, mas não conseguimos comprar as passagens antes de chegar lá. De acorodo com o site da Scot rail você pode sim comprar as passagens antecipadamente. A partir de 12 semanas antes da viagem você já pode comprar as passagens. Mas o sistema lá é mais complicadinho, eu só entendi quando voltei pra cá e li os panfletinhos que peguei na estação de trem. Pegamos alguns ônibus na Escócia também, a maior parte foi pela Citylink.

Nenhum comentário:

Postar um comentário